top of page

Blog

Trilhos do Saber

Acesse materiais que podem te auxiliar nas disciplinas do curso de graduação.

Revista Consulte Jr.

Acompanhe novidades sobre as áreas de Administração, Contábeis e Economia.

Empregos

Confira as vagas de emprego em Feira de Santana.

Buscar

Viabilidade Econômica

  • Foto do escritor: Consulte Júnior
    Consulte Júnior
  • 1 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Devido a globalização mundial foi advindo a necessidade de planejamento prévio, quando se relacionado aos negócios e projetos, para que deste modo possa aumentar a competitividade e consolidação das entidades diante do mercado. Nas propriedades rurais existe maior necessidade desse fator, devido à concorrência ser muito elevada.

Existem três níveis de planejamento: o operacional que realiza estratégias voltadas para os colaboradores e é classificada em curto prazo; o tático que se refere ao acompanhamento das metas e objetivos da organização à médio prazo e o estratégico que consiste na visualização do planejamento futuro da empresa, a partir de análise de fatores intrínsecos e extrínsecos a organização, ou seja, longo prazo. O nível de planejamento estratégico se faz essencial para uma entidade, visto que proporciona visões e objetivos do que se espera da entidade ao longo dos anos.

Diante desse contexto é fundamental o conhecimento do negócio antes mesmo que seja iniciado, para se ter certeza que não tenderá a falência logo nos primeiros anos. É nesse espaço que a utilização de mecanismos, técnicas e indicadores que auxiliem para conhecimento do negócio, seja este de grande ou pequeno porte, ganham importância, podendo ser resumido ao estudo da viabilidade econômica e financeira.

A viabilidade tem como objetivo demonstrar a projeção de receitas e custos, assim como, a análise de indicadores à longo prazo, geralmente de 5 (cinco) anos, que demonstram uma prévia do que se pode esperar da entidade/projeto ao longo dos anos. Com a interpretação e análise dos dados é reconhecido o tempo de retorno do investimento, que se caracteriza por ser um fator relevante para mensuração de rentabilidade do projeto quando este se encontrar em andamento e o prazo que conseguirá retornar a quantia investida, e se esse tempo de retorno é o suficiente ou muito alto.

Os dados são analisados em três diferentes cenários, pois assim é presumível a análise do projeto em três diferentes instâncias e visões. O cenário otimista que demonstra dados à situação de constante crescimento. O cenário realista que visa explanar as projeções e indicadores com base na tendência dos acontecimentos ao longo dos anos, com crescimentos e quedas. E o cenário pessimista que mostra os impactos negativos nas receitas da empresa, por isso é o mais importante. Se com o resultado do cenário pessimista o projeto tiver uma boa rentabilidade, prontamente é uma boa oportunidade de negócio.

 
 
 

Comentários


Nos acompanhe no Facebook:
Contato:

Fone: (75) 3161-8249

Redes Sociais
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Twitter - White Circle

Expediente: Seg-Sex: 14h às 18h

Endereço: Universidade Estadual de Feira de Santana, Av. Transnordestina - CAU II

Consulte Júnior - UEFS
Nós desenvolvemos o seu sucesso.
bottom of page