top of page

Blog

Trilhos do Saber

Acesse materiais que podem te auxiliar nas disciplinas do curso de graduação.

Revista Consulte Jr.

Acompanhe novidades sobre as áreas de Administração, Contábeis e Economia.

Empregos

Confira as vagas de emprego em Feira de Santana.

Buscar
  • Foto do escritorConsulte Júnior

A Importância da Contabilidade nas tomadas de decisões de uma Empresa

Com as constantes mudanças que vêm ocorrendo na economia, devido às transformações no cenário político, social, ambiental e tecnológico, gerou-se um aumento na competitividade entre as empresas, tornando-se necessárias novas formas de obter informações sobre um dado negócio. Em meio a tantas incertezas e inseguranças, a contabilidade surge como uma grande aliada para auxiliar o empresário nesta análise da organização, dando a ele insumos para se ter um maior poder na hora da tomada de decisão.


A contabilidade tem como objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades. Devido à falta de informação existente acerca das muitas utilidades que a contabilidade tem, muitos empresários só a reconhecem como um instrumento para cumprir as exigências fiscais. Entretanto, ela também é uma ferramenta que auxilia na gestão da empresa. Por não saberem desse fato, eles perdem a oportunidade de utilizarem as diversas soluções que essa ciência tem a oferecer.


O ramo das ciências contábeis responsável por auxiliar a gestão da empresa, se chama contabilidade gerencial. Ela funciona como uma ferramenta que facilita a administração da empresa através das análises dos demonstrativos contábeis. As informações contidas nestes têm a capacidade de determinar a real situação em que a empresa se encontra, tornando visíveis todas as operações realizadas no seu negócio, como os ativos, passivos, receitas, despesas, entradas e saídas de mercadorias, o lucro líquido do negócio, dentre outras. A partir dessa análise, é possível realizar a elaboração de um planejamento estratégico eficaz, a redução dos custos e o aumento da lucratividade. A contabilidade gerencial também fornece informações úteis aos investidores, órgãos governamentais e credores.


No início do século XIX, o teórico clássico da administração Henri Fayol já dizia que “a contabilidade é o órgão visual das empresas. Deve permitir que se saiba a todo instante onde estamos e para onde vamos, e fornecer dados sobre a situação econômica da empresa. Uma boa contabilidade, simples e clara, é um poderoso meio de direção”. Hoje, dois séculos depois, estamos vivenciando o que Henri Fayol disse, a contabilidade é indispensável para qualquer empresa que queira sobreviver e ser competitiva no mercado em que atua.


A contabilidade surge como uma ciência imprescindível para superar esses desafios, pois, com base nas análises do demonstrativo do resultado do exercício, do fluxo de caixa e do balanço patrimonial da empresa é possível estabelecer as melhores estratégias para superar a crise atual. Se você ainda não utiliza a contabilidade como uma ferramenta para auxiliar a gestão da sua empresa, você está perdendo dinheiro e ficando em desvantagem no mercado. Portanto entre em contato com o seu contador ou com uma empresa que ofereça serviços contábeis e desfrute de todos os benefícios que as ciências contábeis tem a oferecer.



Eugênio Oliveira Santos Ferreira

Assessor de Projetos [Consulte Jr - UEFS]



Referências:







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page