top of page

Blog

Trilhos do Saber

Acesse materiais que podem te auxiliar nas disciplinas do curso de graduação.

Revista Consulte Jr.

Acompanhe novidades sobre as áreas de Administração, Contábeis e Economia.

Empregos

Confira as vagas de emprego em Feira de Santana.

Buscar
  • Foto do escritorConsulte Júnior

Os Desdobramentos do Setor Empresarial no Brasil em Face às Empresas Juniores

O empreendedorismo surgiu como uma forma de inovação no mercado, essa inovação não se remete apenas a criação de algo novo, mas sim, a visão de oportunidades, em que, por meio de diversos fatores, sejam eles sociais, econômicos e/ou políticos, uma ideia consegue se desenvolver e crescer. Atualmente, o mercado se tornou mais competitivo. Isso se deu pelo grande quantitativo de pessoas que entraram nele. Tendo em vista o setor empresarial no Brasil, as ações que são desencadeados pelas Empresas Juniores (EJ´s) geram fortes impactos positivos para o desenvolvimento neste setor. Visto isso, o Movimento Empresa Júnior -MEJ, promove ganhos econômicos e sociais no território brasileiro.


Em meio há tantas pessoas atuando em diversos ramos/segmentos diferentes (alimentício, construção, vestuário, saúde, agricultura, produção química, entre outros), o tráfico de indivíduos com poucas experiências e formação tem crescido notavelmente. É neste momento que os empresários juniores fazem toda a diferença. As EJ´s geram um forte resultado positivo para as pessoas que querem ou já estão no mercado e necessitam de ajuda. Fornecendo assim, serviços, dentre eles consultoria, pesquisa de mercado, análise de viabilidade, controle financeiro, controle de qualidade entre outros. Além disso, os preços são abaixo do mercado, não pesando no bolso dos empreendedores.


Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM,2019) no Brasil, aponta que aproximadamente 51,9 milhões de pessoas são empreendedores, destacando o público jovem (18 a 24 anos), subindo de 18,9% para 22, 2%, no ano de 2017 e 2018, respectivamente. Desse quantitativo, 23,8% são mulheres.


De fato, empreender não é fácil, ainda mais quando não se tem o “know how”. O termo, traduzido de forma bruta, significa “saber como”, ou seja, é caracterizado como a pessoa que possui habilidades, tantos técnicas como práticas. Isso se torna essencial na hora de empreender. No Brasil, o empreendedorismo emergiu por volta da década de 90, isso de acordo com o PORTAL EDUCAÇÃO, datada em 2020. Em comparação com outros países, um pouco tarde. Com todos esses pontos, as EJ´s proporcionam valor, beneficiando o desenrolar da esfera empresarial no Brasil.


Entre os benefícios do empreendedorismo, podemos destacar o aumento de emprego e geração de renda. Segundo o SEBRAE (2019), os pequenos negócios correspondem há um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no país representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos e se espera um aumento cada vez maior. As micro e pequenas empresas representam, no Brasil, 99,1% do total registrado, segundo o Sebrae (2019). “São mais de 12 milhões de negócios, dos quais 8,3 milhões são microempreendedores individuais (MEI). Os pequenos negócios também respondem por 52,2% dos empregos gerados pelas empresas no país” (AgênciaBrasil, 2019, p. 1).


Os efeitos sociais e econômicos gerados pelas EJ´s têm ganhado relevância e cada vez mais é requisito, não só de entidades particulares, mas também de entidades governamentais. O futuro está as portas e devemos nos apropriar dele. O MEJ surgiu e ainda vive para promover resultados e impactar o Brasil, formando jovens comprometidos, responsáveis e éticos com o nosso país. É isso que acreditamos e é isso que vamos lutar.


Carlos Vinícius Marques dos Santos

Diretor Presidente [Consulte Jr - UEFS]


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page