Plano de Negócios
- Consulte Júnior
- 8 de fev. de 2018
- 1 min de leitura
Quando você precisa organizar uma festa, já percebeu quantas tarefas são necessárias? É preciso pensar na decoração, nas comidas e bebidas, nos convidados, no local, entre tantas outras coisas. Assim como organizar uma bela festa não acontece da noite para o dia, montar um negócio não seria diferente. Ideias nascem a todo tempo, porém para que elas transformem-se em realidade, é necessário estabelecer passos.
O Plano de Negócios surge como forma de auxilio para os empresários a obter desenvolvimento e a manter-se no mercado. Ele torna-se o “GPS” da empresa, pois tem como função guiar na busca de informações específicas ao segmento do negócio, assim como, analisar possíveis clientes, concorrentes, entre outros aspectos. Devido ser um documento de grande complexidade e importância, para sua elaboração é requisitado persistência, comprometimento e muita pesquisa.
Com este documento finalizado é entendível o contexto econômico-social que a empresa se insere, de modo que dirime as incertezas e aumenta a viabilidade do negócio. Também tem como objetivo facilitar o entendimento do negócio por outrem apenas através da leitura.
Muitas empresas inseridas no mercado sem planejamento eficaz ficam à mercê da dissolução da sociedade. Porém com essa ferramenta empresarial a tomada de decisões é voltada exclusivamente para o contexto onde o negócio encontra-se. É válido salientar que o Plano de Negócios é fundamental para inserir-se bem estruturado no mercado, como também para guiar aquelas que já estão nele, contudo sem planejamento prévio.

Comments