O profissional contábil contemporâneo
- Consulte Júnior
- 12 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

A Contabilidade é considerada uma ciência social e tem como objeto de estudo o patrimônio, seja este das pessoas físicas ou jurídicas. As informações fornecidas pela contabilidade são essenciais e muito importantes no contexto atual, pois permite uma análise específica e detalhada sobre o objeto em estudo.
Desde a Idade da Pedra já se percebia vestígios do pensamento contábil, pois após o homem deixar de ser nômade surgiu a necessidade de contabilizar o seu patrimônio, ou seja, era preciso controlar os seus bens, sejam o que possuíam (animais) e os que produziam (agricultura). Neste período a contabilidade era simplicista, porém ao longo dos anos com a mudança no ambiente social foi modificando-se. É válido ressaltar que a Ciências Contábeis sempre está em constante evolução, adequando-se as necessidades provenientes da sociedade em que se encontra.
O papel do contador deu um grande salto, saindo do pensamento retrógrado em que a sociedade tinha sobre este profissional, como sendo útil apenas para declaração de impostos. Porém na contemporaneidade tem uma função com maior ênfase na análise das alterações sobre o seu objeto de estudo: o patrimônio, tendo total influência e prestigio nas tomadas de decisões, pois parte dele a análise, interpretação, orientação e suporte durante o processo gerencial.
A globalização fez com que ocorresse um grande enriquecimento no pensamento contábil. Com o advento da internet, e logo após sistemas integrados (softwares) a contabilidade passou a experimentar uma nova era, onde a informação a ser transmitida pode ser acessada em qualquer lugar e a qualquer hora, de maneira clara, objetiva, exata e ágil.
Em qualquer tipo de negócio a contabilidade é imprescindível, o que faz com que seus profissionais sejam conhecedores de outras áreas, tais como: Economia, Administração, Direito, entre outras. Destacando-se também pela habilidade técnica e capacidade analítica que possuem.
Outro aspecto a ser destacado são as áreas em que este profissional pode atuar que varia desde a criação do próprio negócio – escritórios de contabilidade – a auditoria, controladoria, perito, consultor, docência, controller, analista, contador público, entre outros.
Visualiza-se que a com a atual situação econômica do país, que pode ser assimilada a uma montanha russa que tem seus altos e baixos, a importância do contador é alavancada, porque a informação torna-se uma ferramenta imprescindível nas tomadas de decisões.
Comentarios