Metodologia 5S
- Consulte Júnior
- 9 de mar. de 2018
- 1 min de leitura
Visando a diminuição dos desperdícios e custos elevados nas organizações os japoneses ao final da Segunda Guerra Mundial perceberam que era necessário a adoção de metodologias que os auxiliassem para atingirem tais objetivos.
É nesse espaço que surge a metodologia 5S, ferramenta que auxilia no desenvolvimento empresarial tanto quanto no pessoal.
O primeiro ‘S’ significa Seiri, ou seja, utilização, tem como base a conservação apenas do que se é necessário. O segundo ‘S’ é o senso da Organização, Seiton em japonês, que consiste na alocação devida dos materiais a serem utilizados. O Seisou é o senso da limpeza e preza por um ambiente limpo, onde esteja disponível apenas o necessário para a realização do trabalho. O Seiketsu é o senso que cuida da saúde do professional e o Shitsuke se refere ao senso da autodisciplina que se compreende por englobar todos os outros sensos com o objetivo de aprimorá-los.
Deste modo, tem-se como benefícios maior agilidade na realização dos processos e menor tempo despendido em na busca por materiais, ou seja, acontece o aumento na produtividade. Também é aliado a prevenção de acidentes e qualidade no serviço, dirimindo assim os custos desnecessários, desperdícios, entre outros.

Comentários