Logística Reversa e sua importância
- Consulte Júnior
- 1 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
Mas o conceito de logística reversa apresenta-se em evolução, devido às inúmeras possibilidades de negócios relacionados com o crescente interesse empresarial e pesquisas na área. Outros autores definem-na como:
“Entendemos a logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuições reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.” (LEITE, 2005)
“O processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e as informações correspondentes do consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destinar à apropriada disposição.” (ROGERS E TIBBEN-LEMBKE, 1999)
“Logística reversa pode ser entendida como um processo complementar à logística tradicional, pois enquanto a última tem o papel de levar produtos de sua origem dos fornecedores até os clientes intermediários ou finais, a logística reversa deve completar o ciclo, trazendo de volta os produtos já utilizados dos diferentes pontos de consumo a sua origem. No processo da logística reversa, os produtos passam por uma etapa de reciclagem e voltam novamente à cadeia até ser finalmente descartado, percorrendo o ‘ciclo de vida do produto’ ”. (LACERDA, 2002 apud GARCIA, 2006)
A logística reversa está associada, principalmente, às funções de pós-venda e pós-consumo. O seu enfoque principal é levar de volta um conjunto de materiais que foi distribuído para o consumo através da logística direta. Enquanto o papel da logística direta é levar do produtor até o consumidor final, a logística reversa faz o papel inverso, pegando os produtos e devolvendo-os às suas origens para tratamento (recondicionamento/retoque), disposição final (descarte/incineração) ou reciclagem.
A importância deste processo de Logística Reversa reside em dois extremos: as regulamentações, que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso e a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo.
Comments