Código de Ética Profissional do Contador
- Consulte Júnior
- 2 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

A ética é de extrema importância para todos os profissionais, não sendo diferente na profissão contábil. Nessa área a importância da ética é fundamental, pois o profissional lida com a mesma todos os dias e a cada momento.
A ética profissional é considerada um conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional, ou seja, significa a propriedade do caráter. Hoje em dia muito se fala sobre ética, mas pouco se a pratica. Agir dentro dos padrões convencionais, sem prejudicar o próximo é ir a contraste da atual sociedade.
Essa divergência entre os ensinamentos convencionais e atuais tem-se muito a discutir, no Brasil os casos de corrupção tem crescido a uma dimensão significativa e devido à isso pode-se discutir em uma estratosfera mais abrangente sobre a ética. O que tem levado aos políticos desviarem dinheiro público?? Será que eles aprenderam realmente o que é ética?
Nesses escândalos de corrupção também estão envolvidos profissionais contábeis que burlava o sistema para auxílio no desvio de dinheiro / Caixa Dois. Apesar de aprendermos sobre ética, cada pessoa tem livre arbítrio para seguir o caminho que desejar, e infelizmente más escolhas tem prejudicado grandemente a nação. Indiretamente um dos principais culpados é a população, pois nas urnas escolhem as pessoas erradas.
Em cada profissão existe o código de ética, que varia de acordo com a área de atuação. No entanto existem os valores universais que servem para serem seguidos por todas as pessoas, tais como: a honestidade.
O Código de Ética Profissional, desenvolvida pelo Conselho Federal de cada profissão, estabelece as normas que devem ser seguidas em cada uma das profissões. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no exercício de suas atribuições, em 10.10.1996, institui o CEPC - Código de Ética Profissional do Contador.
Que no segundo capítulo dispõe sobre os deveres e proibições, tais como:
- Exercer diligentemente a profissão, com zelo e de acordo com a legislação atual em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade;
- Manter sobre sigilo as informações sobre seus clientes;
- Estar ciente de todos os prós e contras quando for dar uma opinião;
- Auxiliar na fiscalização do exercício profissional;
- Fixar os honorários profissionais de forma justa;
- Entre outros.
Também informar ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) quaisquer erros éticos de outros profissionais contábeis. Apresentando assim a idoneidade do profissional e à disciplina que o contador deve ter perante o cliente (tanto pessoas físicas quanto jurídicas) e sociedade.
Quando for assinado algum documento, o contador coloca sua total responsabilidade nele, devido a isso é proibido a assinatura em documentos que por ele não foram formulados.
Para o CFC (2002) "o agir ético e fundamentado nos preceitos legais vigentes é um dos principais responsáveis pela posição a que foi alcançada a profissão contábil".
Comments