Commodity brasileira: O café
- Consulte Júnior
- 8 de jun. de 2018
- 1 min de leitura
A produção e comercialização do café no Brasil é uma história antiga na sociedade brasileira tendo constante relação com o desenvolvimento do país ao longo dos séculos, e este produto apresenta-se no agronegócio brasileiro com grande destaque, pois além do Brasil ser considerado seu maior produtor, também tem influências diretas no quesito exportação e consequentemente no impacto da economia do país.
Devido ser classificado como uma commodity, o seu valor de venda é comercializado através de bolsas de mercadorias e valores, ou seja, tem grandes modificações durante curtos períodos de tempo, podendo ser impactos de caráter positivos ou negativos para as entidades que tem como produto agrícola principal o café. Por isso, muitos empresários brasileiros, na atualidade, estão optando pela estocagem dessas mercadorias por um tempo determinado com o objetivo de angariar lucros maiores. A filosofia japonesa Just in time resume adequadamente todo este ciclo de atividades, pois a mesma significa: no momento certo, na quantidade certa e na hora certa.
Para que seja possível perceber essa variação entre o possível lucro/prejuízo decorrentes das atividades operacionais e auxiliar na tomada de decisões do melhor momento para estocagem e para venda do produto, se faz extremamente importante que a contabilidade com sua visão holística e conhecimento dos custos relacionados às atividades desenvolvidas pela empresa. Também é imprescindível o controle contínuo dos custos logísticos de estoque para que não impactem negativamente nessa estratégia de comercialização. Destarte, não revelando nenhuma surpresa para o empreendedor.

Comments