Características qualitativas da Contabilidade
- Consulte Júnior
- 2 de jul. de 2018
- 1 min de leitura

As demonstrações contábeis e informações afins sobre o patrimônio da entidade emitidas pelo profissional contábil devem ter características qualitativas fundamentais e de melhoria definidas pelo CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis nº00. A utilização dessas características nas informações econômico-financeiras proporcionam melhor compreensão da situação patrimonial, oferece resguardo aos registros dos fatos contábeis, assim como, são bases úteis nas tomadas de decisão dos stakeholders.
As características qualitativas fundamentais são de relevância e representação fidedigna, pois demonstram a utilidade da informação fornecida pela contabilidade. Se caracteriza relevante quando a informação for capaz de ser utilizada e/ou influenciar nas decisões empresariais e pode ser considerada fidedigna se representar com clareza e sem erros a totalidade da situação patrimonial da entidade.
As características qualitativas de melhoria são a comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, tendo como objetivo melhorar a utilidade da informação provida.
A comparabilidade demonstra a possibilidade de identificar semelhanças e diferenças entre informações distintas. A verificabilidade assegura a representação fidedigna do patrimônio. A tempestividade é ter a informação disponível, se realizada a analogia com o termo logístico just in time, pode ser definida como a informação no momento certo. E a compreensibilidade é ter uma informação clara e concisa, passível de fácil entendimento.
Σχόλια