top of page

Blog

Trilhos do Saber

Acesse materiais que podem te auxiliar nas disciplinas do curso de graduação.

Revista Consulte Jr.

Acompanhe novidades sobre as áreas de Administração, Contábeis e Economia.

Empregos

Confira as vagas de emprego em Feira de Santana.

Buscar

Atual conjuntura e seus impactos nos hábitos de consumo

  • Foto do escritor: Consulte Júnior
    Consulte Júnior
  • 28 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Entender os padrões de comportamento dos consumidores é um dos maiores desafios para a maioria dos empreendedores, especialmente por direcionar o foco de gestão dos produtos ou serviços com vista a levar o melhor atendimento e aumentar as suas vendas. Diante disso, a importância de observar as mudanças nos hábitos de consumo após a pandemia da covid-19 é fundamental para ter sucesso nessa nova realidade.


A doença causada pelo coronavírus teve seu primeiro caso confirmado no Brasil em fevereiro de 2020 e, desde a referida data, trouxe inúmeras mudanças no ambiente econômico e social do país e do mundo. A necessidade de manter as pessoas em quarentena para evitar a propagação da doença é a maneira mais recomendada pelas autoridades, já que as aglomerações aumentam os riscos de transmissão pelas gotículas liberadas quando conversamos, por exemplo. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020)


Com isso, a maioria das empresas estão com suas atividades reduzidas ou paralisadas com seus colaboradores trabalhando a partir de suas casas, mas também há aqueles que estão totalmente sem emprego em virtude de sua fonte de renda provir de atividades autônomas como vendas nas ruas ou praias. A paralisação das atividades econômicas está provocando uma das maiores crises econômicas que o mundo já presenciou segundo várias projeções. No Brasil, a projeção do Fundo Monetário Internacional é de uma queda de 9,1% do PIB em 2020. (WORLD ECONOMIC OUTLOOK UPDATE, JUNE 2020)


Diante de uma conjuntura econômica desfavorável, um dos principais reflexos é a alteração no jeito de consumir. Apesar de o cenário se mostrar pessimista pelas incertezas que permeiam no mercado, algumas alterações já podem ser percebidas e vão se manter após esse período, revelando oportunidades de atrair novos clientes por meio da inovação.


“Os bons e os maus momentos do mercado financeiro vão sempre existir, e isto é independente de pandemia, então o que nos resta como empreendedores é conseguir encontrar oportunidades e nos adaptar para estarmos adequados às demandas do mercado.” (MARTINEZ, 2020)


O comércio eletrônico ou e-commerce não é uma novidade, mas vem ganhando notoriedade com a necessidade de a internet ser o meio único de transações e compras preferíveis pelos consumidores durante a pandemia. Antes muitas pessoas tinham receio de compras online, mas a situação de isolamento social contribuiu para que esse novo hábito fosse incorporado em suas vidas.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e veiculado pela Agência Brasil mostrou que “depois de experimentarem o comércio eletrônico em novas categorias, os consumidores brasileiros indicam que estão mudando o comportamento de consumo, com 52% dos entrevistados comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% que pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da covid-19.” (AGÊNCIA BRASIL, 2020)


As empresas precisaram se adaptar a essa nova realidade, como a ampliação do delivery, mudanças nas formas de pagamento, dando prioridade para as virtuais e facilitando a maneira que os clientes efetuam seus pedidos, com a introdução ou expansão de muitos aplicativos em substituição as ligações telefônicas.


Com as pessoas passando a maior parte do tempo dentro de suas casas, uma nova rotina foi adquirida, muitas buscando trazer experiências que normalmente não fariam em suas residências como aproveitar as novas formas de entretenimento tais como as “lives”, tanto musicais como palestras e debates, e a busca por aplicativos de distração como jogos interativos e de bate papo. Muitas empresas podem usar essa oportunidade para se aproximar de seus clientes e levá-los novas experiências.


A pandemia trouxe aos olhos da população a importância dos profissionais de saúde em tempos que a maior preocupação é a manutenção da vida e por isso seu trabalho é visto de forma heroica. Com isso, pode ser pensado novas maneiras de celebrar os esforços desse pessoal e mostrar a sua contribuição para todos.


As famílias estão sendo afetadas de muitas maneiras devido ao isolamento social, suas finanças em especial. Por meio do qual há uma maior atenção ao custo-benefício das compras, uma mentalidade que muitos adotaram como principal compromisso mesmo após a pandemia, já que a noção do que é necessário ou supérfluo também mudou. As empresas devem ficar atentas para se manter relevantes para seus clientes e focar em soluções econômicas.


Os hábitos de consumo mudaram, seu negócio também precisa mudar para se manter ativo e na mente dos seus clientes. Aumentar sua presença no mercado, por meio das oportunidades que estão sendo abertas é fundamental, principalmente com uma boa estratégia de marketing digital e de relacionamento com o cliente.


Jeferson Araujo Oliveira

Consultor de Projetos [Consulte Jr - UEFS]


Referências:

World Economic Outlook Update, June 2020. Disponível em: <https://www.imf.org/en/Publications/WEO/Issues/2020/06/24/WEOUpdateJune2020>. Acesso em: 19 jul. 2020

MARTINEZ, Barbara. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O QUE MUDOU E O QUE CONTINUA PÓS PANDEMIA. Disponível em: <https://programainova360.com.br/comportamento-do-consumidor-o-que-mudou-e-o-que-continua-pos-pandemia/>. Acesso em: 19 jul. 2020

ALBUQUERQUER, Flávia. Hábito de consumo adquirido na pandemia deve permanecer após covid-19. Agência Brasil, 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-05/habito-de-consumo-adquirido-na-pandemia-deve-permanecer-pos-covid-19>. Acesso em: 19 jul. 2020




 
 
 

コメント


Nos acompanhe no Facebook:
Contato:

Fone: (75) 3161-8249

Redes Sociais
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Twitter - White Circle

Expediente: Seg-Sex: 14h às 18h

Endereço: Universidade Estadual de Feira de Santana, Av. Transnordestina - CAU II

Consulte Júnior - UEFS
Nós desenvolvemos o seu sucesso.
bottom of page